Chuva forte causa estragos e alagamentos na Zona Leste

Gesso nas Lojas Pernambucanas do Shopping Aricanduva cede. Créditos: Natalie Galante

Ventos fortes e queda de granizo foram registradas

Alagamento na Radial Leste na altura do Metrô Artur Alvim. Créditos: Reprodução/WhatsApp

As fortes chuvas que atingiram a capital paulista na tarde desta quinta-feira (16), causaram estragos e alagamentos em vários pontos da Zona Leste, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura, Penha e Itaquera foram as regiões mais afetadas.

Dois córregos transbordaram:

  • Transbordamento do Córrego Tiquatira – Av. Governador Carvalho Pinto com a Av. São Miguel – Zona Leste – Penha – às 18h31, término do alerta às 19h10.
__continua depois da publicidade__



  • Transbordamento do Rio Verde – Rua Cunha Porã, Zona Leste – Itaquera – às 18h30, término às 19h10.

A combinação do calor e da alta disponibilidade de umidade na atmosfera, causaram chuvas fortes na capital. Imagens do radar meteorológico mostram que não há mais precipitação na Zona Leste, enquanto nas Zonas Sul e Sudeste, há apenas chuva leve.

De acordo com o Corpo de Bombeiros 35 árvores caíram na capital na tarde de hoje, na Rua Matusalém Matoso, na Penha, a rua ficou totalmente bloqueada.

Estação Artur Alvim lotada devido às chuvas. Créditos: Reprodução/WhatsApp

Imagens recebidas pelas mídias sociais do Leste Online mostram o caos na estação Artur Alvim do Metrô, que estava completamente lotada na hora do temporal, a Radial Leste tinha pontos de alagamentos e o trânsito era complicado.

O UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Itaquera ficou alagado depois que começou vazar água do forro. Nas lojas Pernambucanas do Shopping Aricanduva, parte do gesso cedeu.

O centro de Itaquera ficou alagado e veículos ficaram presos na enchente. Houve relatos de queda de energia em várias regiões da Zona Leste. O vento forte também assustou os moradores da região, chegando atingir 59km/h em Guarulhos, segundo informações do CGE.

Granizo também atingiu várias regiões da leste. Segundo dados parciais do CGE, até às 19h30 havia chovido na Capital paulista 5,8mm. Porém em outros locais, esse valor foi ainda maior, só na Zona Leste foram registrados 19,4mm (veja vídeos abaixo).

Queda de granizo foi registrado na região de Artur Alvim. Créditos: Leste Online

Maiores índices registrados pelas Estações Meteorológicas Automáticas do CGE

Aricanduva/Vila Formosa – 33,4mm
Itaquera – 33,4mm
Vila Prudente – 24,5mm
São Mateus – 19,8mm
Ipiranga – 18,8mm
Penha-Rincão – 18,5mm
Parelheiros – 14,2mm
São Miguel paulista – 11,8mm

Gesso nas Lojas Pernambucanas do Shopping Aricanduva cede. Créditos: Natalie Galante

Previsão

As últimas simulações atmosféricas continuam indicando a passagem de uma frente fria por São Paulo no fim de semana. O sistema irá provocar chuvas com até forte intensidade, rajadas de vento e potencial para a formação de alagamentos, principalmente entre o sábado (18) e a próxima segunda-feira (20). A temperatura entra em declínio, amenizando o calor registrado nos dias anteriores.

Na sexta-feira (17), mais uma madrugada quente e abafada com termômetros na casa dos 20ºC. O amanhecer será com predomínio de sol entre poucas nuvens sobre a Grande São Paulo.  Entre o meio da tarde e as primeiras horas da noite, o calor e a disponibilidade de umidade formam áreas de instabilidade que causam chuvas em forma de pancadas isoladas, mas com até forte intensidade. As características das precipitações serão de curta duração e com intensidade moderada a forte, acompanhadas de trovoadas e eventuais rajadas de vento.

No sábado (18) a frente fria se aproxima de São Paulo e, por conta disso, as instabilidades pré-frontais já devem ser observadas a partir do período da manhã. São esperadas pancadas de chuvas isoladas com até forte intensidade e que se prolongam para o restante do dia. Em função das precipitações e da maior quantidade de nuvens as temperaturas variam entre mínima de 20ºC, com máxima que não deve superar os 28ºC. Os índices de umidade do ar se elevam, com os menores valores acima dos 52%.

Trânsito intenso na Radial Leste. Créditos: Reprodução/WhatsApp

 

Galhos caem na região da Cohab I em Artur Alvim. Créditos: Leste Online

 

Ônibus fica ilhado em Itaquera. Créditos: Reprodução/TV Globo

 

Alagamento na Praça Maiaca. Créditos: Reprodução/Facebook

 

Queda de árvore na Penha. Créditos: Reprodução/Aconteceu na Zona Leste Agora SP

Morador registra chvva forte na Vila Matilde. Créditos: Marcelo Souza

Ventania no estacionamento do Shopping Aricanduva. Créditos: Natalie Galante

Ventania na Vila Formosa. Créditos: Robert Krasaukas