Capital tem tarde quente e calor deve predominar durante a semana

Termômetros na Radial registram 36ºC às 18h30 desta segunda-feira (16) - Foto: Alex Paulo / Leste Online

Temperatura atingiu 33,8ºC e há previsão de temporais isolados segundo o CGE

 

Termômetros na Radial registram 36ºC às 18h30 desta segunda-feira (16) – Foto: Alex Paulo / Leste Online

 

A Capital paulista teve mais uma tarde quente e abafada, onde os termômetros das estações meteorológicas automáticas do CGE registraram até o momento média de 33,8°C. A umidade do ar encontra-se com os menores valores na faixa dos 37%. Nas próximas horas as condições para a formação de nuvens que provocam chuvas fortes devem se concretizar, por conta da chegada da brisa marítima. Essa condição aumenta a probabilidade de eventuais rajadas de vento associada com as precipitações. Não há ainda uma região preferencial para o início das chuvas.

Próximos dias

Última semana da primavera com características típicas de verão, ou seja, calor e pancadas de chuva no final das tardes.

A terça-feira (18) segue o padrão dos últimos dias, com sol, calor e baixos índices de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 20°C e máximas na casa dos 33°C. Entre o final da tarde e o início da noite retornam as condições de chuvas na forma de pancadas com intensidade forte, elevando assim o potencial para a formação de alagamentos e quedas de árvores.

Na quarta-feira (19) o cenário atmosférico se repete. Madrugada quente com termômetros em torno dos 21°C e amanhecer com sol entre poucas nuvens. A temperatura máxima atinge os 32°C, com índices de umidade do ar por volta dos 45%. A combinação de calor e umidade com a chegada da brisa marítima no final da tarde geram nuvens convectivas que provocam chuvas fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento.