Espaço é entre a Praça Francisco Daniel Lopes e a Rua Harry Dannemberg, com três paradas de ônibus no canteiro central em cada sentido
Diário do Transporte
18/09/2020
SÃO PAULO — A partir do dia 03 de outubro de 2020, um trecho de 2,1 km do corredor Itaquera-Líder entra em operação com três paradas de ônibus no canteiro central em cada sentido.
Oito linhas, sendo uma noturna, vão passar a circular pelo espaço entre a Praça Francisco Daniel Lopes e a Rua Harry Dannemberg.
Os serviços são:
4036/10 Metrô Itaquera – Term. Vila Carrão
4001/10 Itaquera – Term. Vila Carrão
4007/10 Cohab Juscelino – Term. Vila Carrão
403A/10 CPTM José Bonifácio – Term. Penha
407J/10 Jd. Soares – Metrô Tatuapé
4314/10 Inácio Monteiro – Term. Pq. D. Pedro II
4314/21 Inácio Monteiro – Term. Vila Carrão
N405/11 Term. Vila Carrão – Metrô Itaquera (linha noturna)
Já outras seis linhas, que atendem os bairros com ônibus menores e portas à direita, inclusive uma da EMTU, continuarão atendendo pontos já existentes à direita e não circularão pelo corredor à esquerda.
As paradas à esquerda são:
Parada Francisco Munhoz Filho
Parada Miguel Melo Alvim
Parada Maria Luiza Americano
Por meio de nota, a SPTrans diz que está treinando técnicos e fiscais para orientar motoristas e passageiros e que, quando pronto integralmente, o corredor terá 10,4 km entre ao Terminal Vila Carrão e o Polo Institucional de Itaquera.
Segurança
Por se tratar de um sistema totalmente novo para a região, com parada de ônibus à esquerda, a SPTrans está tomando uma série de medidas para segurança de pedestres e motoristas.
Uma das medidas é o treinamento de operadores do sistema, fiscais e técnicos da SPTrans, que são fundamentais para o cumprimento das leis de trânsito e, também, para a orientação dos pedestres e motoristas. Eles receberão treinamento, por meio eletrônico, para dar suporte à população sobre o funcionamento do corredor.
Os motoristas de ônibus serão orientados a ampliar a atenção à travessia de pedestres entre os carros e a reduzir a velocidade ao se aproximarem da faixa de pedestres, mesmo quando o semáforo estiver aberto. Os cobradores também terão papel importante na orientação aos passageiros sobre segurança e os pontos de parada.
Além disso, todo o trecho e entorno receberá sinalização reforçada para aumentar a segurança, além da sinalização vertical e horizontal elaborada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Histórico
Em razão do não cumprimento do cronograma de obras pelos consórcios anteriores, os contratos foram rescindidos em janeiro de 2020 e, a partir de agora, a responsabilidade pela licitação passa a ser da SMT e SPTrans.
O corredor completo terá 10,4 km e vai do Terminal de ônibus Vila Carrão até o Polo Institucional de Itaquera, através das Avenidas Itaquera e Líder, e a transposição da Avenida Aricanduva sobre a Avenida Itaquera. A retomada das obras da segunda fase está prevista para novembro.