São Paulo tem 170 casos de sarampo confirmados em 2020; Ministério da Saúde promove vacinação

Sarampo - Leste Online
O Ministério da Saúde está promovendo uma nova etapa de vacinação contra o sarampo - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Essa doença é nove vezes mais contagiosa do que o novo coronavírus

Leste Online
20/02/2020


Sarampo - Leste Online
O Ministério da Saúde está promovendo uma nova etapa de vacinação contra o sarampo – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

SÃO PAULO — O estado de São Paulo confirmou 167 casos de sarampo em 2020, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Ainda de acordo com a pasta, não há registro de mortes neste ano.

O Ministério da Saúde está promovendo uma nova etapa de vacinação contra a doença, que vai se estender até 13 de março e tem como objetivo vacinar pelo menos três milhões de crianças e jovens, na faixa etária de 05 a 19 anos de idade.

Mais duas etapas estão previstas para este ano: uma no período de junho a agosto, para mais uma vez atingir o público de 20 a 29 anos, e outra, em agosto, destinada a população de 30 a 59 anos de idade.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, transmitida pelas vias respiratórias: tosse, fala, espirro e respiração e é altamente contagiosa. Uma pessoa infectada pode transmitir o vírus para até outras 18 pessoas.

Ela é nove vezes mais contagiosa do que o novo coronavírus, no qual, segundo estudos existentes, uma pessoa transmite, em média, para duas outras.