Supermercado de SP distribui ‘cartilha da família’ que diz que gays são ‘erro’ e ‘distorção da criação’

Mercado da Vila Madalena distribuía a cartilha (Foto: Paula Paiva Paulo/G1)

Livreto que condena sexo fora ou antes do casamento é distribuído a clientes de rede do supermercado. Hirota Food Supermercados pediu ‘sinceras desculpas a todos’

G1
São Paulo

Cartilha distribuída pela rede de marcados Hirota condena casamento homoafetivo (Foto: Paula Paiva Paulo/G1)

A rede Hirota Food Supermercados está distribuindo uma cartilha a seus clientes com mensagens que condenam gays, o aborto, e o sexo antes ou fora do casamento. “A relação conjugal entre homem e homem e mulher e mulher é antinatural, é um erro, uma paixão infame, uma distorção da criação”, diz um trecho do livreto.

A cartilha traz 31 mensagens que discorrem sobre casamento, relação entre pais e filhos e até dívidas da família. Chamado de “Cada Dia Especial Família de 2017”, os textos foram escritos pelo pastor Hernandes Dias Lopes, da Igreja Presbiteriana, e tiveram tiragem de 10 mil exemplares.

Procurado pelo G1, a rede de supermercados disse, em nota, que “lamenta qualquer transtorno que tenha causado pela distribuição da cartilha da família. Reiteramos que em momento algum tivemos a intenção de polemizar, ofender ou discriminar qualquer forma de amor”.

__continua depois da publicidade__



A rede Hirota Food afirma que em seus valores “não há nenhum tipo de preconceito em relação a gênero, religião ou raça. Atendemos todas as famílias da mesma forma, com a mesma humildade e carinho. Nossas sinceras desculpas a todos”.

A distribuição das cartilhas provocou a indignação de alguns clientes. No Facebook, a consultora financeira Vanessa Camargo, de 29 anos, disse que foi com a noiva ao mercado e recebeu o livreto ao passar no caixa. “Eu tenho muito a dizer diante desse tipo de postura que fere e desrespeita milhares de seres humanos e milhares de famílias que existem”, escreveu na rede social.

Vanessa recebeu o livreto no dia 9. Apesar da rede pedir desculpas, 10 dias depois, nesta terça-feira (19), a reportagem do G1 adquiriu o livreto no mercado da Vila Madalena.

Cartilha de mercado Hirota traz interpretações de mensagens religiosas (Foto: Paula Paiva Paulo/G1)

Uma das mensagens do texto diz ainda que a mulher deve ser submissa ao marido. “A submissão da esposa a seu marido é sua felicidade e segurança”, escreveu o pastor. O aborto também é citado, e visto como um “crime hediondo”. “É matar um ser indefeso, envenenando-o, esquartejando-o e arrancando-o como uma verruga pestilenta”.

Como protesto, militantes do movimento LGBT marcaram um “beijaço” na frente da loja da Avenida Paulista às 17h30 desta quarta-feira (20).

A página oficial da rede de mercados na internet faz referências a versículos bíblicos e tem um link para uma revista eletrônica de notícias mantida por um grupo católico.

Mercado da Vila Madalena distribuía a cartilha (Foto: Paula Paiva Paulo/G1)