Zona Leste é a área da cidade com o maior número de furtos de cabos de semáforos em 2021

Sabbado Dangelo - Leste Online
Semáforo apagado no cruzamento das vias Sabbado D'angelo e Augusto Carlos Baumann em Itaquera - Imagem: Filipe Bradin/Leste Online

As avenidas São Miguel, dos Metalúrgicos, Jacu-Pêssego e Ragueb Chohfi são os alvos preferidos dos ladrões

G1


SÃO PAULO — O furto de cabos que alimentam os semáforos cresceu quase 20% de janeiro a maio deste ano em relação ao mesmo período de 2020 na cidade de São Paulo. É como se todos os fios daqui até Americana, no interior do estado, a 130 km de distância da capital paulista, tivessem sido levados pelos criminosos no período.

Segundo a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), os prejuízo com os furtos e o vandalismo em 2021 já chega a R$ 4,7 milhões.



Nos primeiros cinco meses de 2021, 1.854 semáforos foram danificados ou tiveram os cabos furtados na capital paulista: são pelo menos 12 por dia – o que representa um aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado.

A Zona Leste é a área da cidade com o maior número de furtos de cabos de semáforos neste ano. As avenidas São Miguel, dos Metalúrgicos, Jacu-Pêssego e Ragueb Chohfi são os alvos preferidos dos ladrões.

Já na Zona Sul, as avenidas Senador Teotônio Vilela, Dona Belmira Marin e do Estado também aparecem entre as que mais têm semáforos apagados por causa do mesmo problema.

Em muitos cruzamentos da cidade, como a esquina da Avenida Cidade Jardim com a Rua Gumercindo Saraiva, no Itaim Bibi, na Zona Sul de São Paulo, os semáforos estão apagados devido ao furto de cabos. Tanto os veículos quanto os motociclistas e pedestres ficam sem saber o que fazer.

No site da CET, a informação é a de que esses semáforos estão em manutenção. Muitas vezes, o conserto é porque houve um furto, o que provoca um grande transtorno.

A Secretaria de Segurança Pública do estado informou que 160 suspeitos foram presos em flagrante pela prática do crime desde janeiro de 2019 e 19 toneladas de materiais foram recuperadas por ação policial.

Só em junho de 2021, 1,7 tonelada de fios de cobre que eram de cabos de semáforos foram apreendidas em um lugar que vendia sucata e o proprietário foi preso em flagrante.


Fique sempre bem informado sobre o que acontece na Zona Leste de São Paulo e região, inscreva-se em nossos canais do Telegram e do WhatsAppou baixe o nosso App para Android.

Siga o @lesteonline nas redes sociais.