A gestão João Doria (PSDB) deve transformar oito AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) de Itaquera (zona leste) em UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
Com isso, essas unidades deixarão de ter pronto-atendimento para casos menos graves, como dores agudas, febre e gripe.
A mudança faz parte da proposta para reorganizar 900 unidades de saúde que integram a rede pública municipal de atenção básica.
Hoje, as oito AMAs de Itaquera que devem deixar de ter pronto-atendimento são unidades integradas a UBSs.
Com a mudança, elas não devem ter mais médicos clínico geral e pediatras para atendimento imediato e devem parar de fazer exames, como de sangue e urina.
A reportagem do jornal Agora SP não informou quais serão estas unidades.
Resposta
A Secretaria Municipal de Saúde, da gestão João Doria (PSDB), disse que as novas diretrizes da atenção básica estão em “processo de debate”, e que a mudança não é imediata. Cada região vai realizar um estudo sobre as alterações.
“Com essa reestruturação, todo equipamento de saúde vai ter a exata noção de sua capacidade de atendimento e os serviços que poderá oferecer”, disse.
Afirmou que a população será consultada antes de as mudanças serem colocadas em prática.
O órgão não respondeu ao questionamento sobre como será feito o pronto-atendimento em Itaquera após a transformação das AMAs em UBSs.
Também não disse se o distrito terá UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) ou prontos-socorros de hospitais para urgências.
E não disse quantas equipes de saúde da família serão contratadas para reforçar o atendimento.
Fonte: Agora SP (com alterações)