Linha 12 Safira da CPTM opera com 35 minutos de intervalo neste fim de semana

Quem utiliza os trens da linha Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana), da CPTM, deve se preparar. Neste sábado e domingo, os intervalos são de 35 minutos entre as composições por causa de obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre Eng. Goulart e Comendador Ermelino Até as 15h deste sábado, haverá Operação Paese de apoio (ônibus gratuitos) para os seguintes trajetos: Itaim Paulista e Guaianases e Itaim Paulista e Tatuapé. As senhas estão sendo distribuídas nas estações.

Passageiros que utilizam a rede de trilhos do Metrô, da CPTM e do monotrilho devem estar atentos também para este domingo, 27 de agosto de 2017, quando haverá alterações operacionais para obras e testes de sinalização e composições.

A Linha 4-Amarela (Butantã – Luz), que é operada pela Concessionária Via Quatro, terá duas estações fechadas: República e Luz. As interdições acontecem para dar continuidade à execução das obras nas futuras estações Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie. No trecho entre as estações Butantã e Paulista, a circulação dos trens ocorrerá normalmente.

Em nota, o Metrô explica como o passageiro deve proceder.

Com isso, os usuários que embarcarem nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho com destino às estações República e Luz devem desembarcar na estação Paulista e seguir viagem usando a integração com a Linha 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena) para, pelo próprio sistema, seguirem até o destino, já que as estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul) do Metrô funcionarão normalmente. 

Os passageiros em sentido contrário, com destino à Linha 4-Amarela, que estiverem tanto na estação Luz, na Linha 1-Azul, quanto na Estação República, na Linha 3-Vermelha, devem seguir até a estação Consolação usando as linhas disponíveis para fazer a transferência para a estação Paulista, da Linha 4, e seguir viagem pela Linha Amarela.

Na Linha 5-Lilás, a estação Adolfo Pinheiro permanecerá fechada neste domingo das 4h40 às 17h00 para testes do sistema de sinalização. Nesse período, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Adolfo Pinheiro e Largo Treze. Nas demais estações, a circulação ocorrerá normalmente.

MONOTRILHO:

O monotrilho, da linha 15-Prata não vai funcionar neste domingo entre as duas únicas estações em operação: Vila Prudente e Oratório, das 04h40 às 16h para continuidade dos testes programados do novo sistema de controle dos trens. Nesse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho entre as duas estações até o início da operação.

CPTM:

Em nota, a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos informa que haverá operações diferenciadas por causa de obras e manutenção. Em alguns trechos, o intervalo entre os trens deverá ser maior e a velocidade, reduzida.

Trens da linha 12 – Safira da CPTM operam com intervalos maiores neste fim de semana. Foto: Reprodução

Confira a programação e planeje sua viagem:

 

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

 

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Franco da Rocha e Francisco Morato. Durante toda a operação comercial, o intervalo médio dos trens será de 24 minutos entre as estações Luz e Francisco Morato.

 

 

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)

 

Domingo: das 4h às 20h, haverá serviços no sistema de rede aérea entre as estações Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista. O intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

 

 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

 

Sábado: das 13h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos no trecho entre Barueri e Itapevi.

 

Domingo: das 4h à meia-noite, prosseguirão as obras de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. Das 8h às 20h, os serviços estarão concentrados nos equipamentos de via permanente entre as estações Presidente Altino e Osasco. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Carapicuíba e Itapevi.

 

 

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

 

Sábado: das 20h até o final da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco devido a intervenções nos equipamentos de via permanente no trecho. O usuário que desejar prosseguir viagem deverá utilizar a Linha 8-Diamante. Também haverá serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Santo Amaro e Socorro. O intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

 

Domingo: das 8h às 20h, prosseguirão os trabalhos entre as estações Presidente Altino e Osasco e, por isso, o trecho ficará interrompido nesse período. O usuário que desejar prosseguir viagem deverá utilizar a Linha 8-Diamante.

 

 

Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra)

 

Domingo: das 7h às 18h, os trabalhos serão executados no sistema de energia entre as estações Ribeirão Pires-Antonio Bespalec e Rio Grande da Serra. O intervalo médio será de 20 minutos entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra.

 

 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

 

Sábado e Domingo: das 4h de sábado até meia-noite de domingo, em razão das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre Eng. Goulart e Comendador Ermelino, o intervalo médio será de 35 minutos em toda a linha. No sábado até as 15h, haverá Paese de apoio (ônibus gratuito) para os seguintes trajetos: Itaim Paulista e Guaianases e Itaim Paulista e Tatuapé. As senhas serão distribuídas nas estações.

 

Por: Adamo Bazani
Fonte: Diário do Transporte