Três estações de metrô serão entregues na próxima semana, diz Alckmin

Parte da expansão da Linha 5-Lilás, estação Brooklin está 98% concluída.Foto: Mastrangelo Reino/Divulgação

Governador anunciou que até a semana que vem as paradas de Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, na Zona Sul, vão começar a funcionar

Parte da expansão da Linha 5-Lilás, estação Brooklin está 98% concluída.Foto: Mastrangelo Reino/Divulgação

 

São Paulo – O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (25) que até a semana que vem três estações do Metrô, da Linha 5 – Lilás, serão inauguradas na capital paulista.


“Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin (todas na região de Santo Amaro, Zona Sul) estão praticamente prontas, faltando apenas a realização de testes operacionais, que devem ser feitos neste final de semana”, disse o governador, durante evento com beneficiados do programa Juro Zero Empreendedor, no Palácio dos Bandeirantes.


Até 2011, o ramal contava com seis estações, ligando o Capão Redondo ao Largo Treze, também na região Sul. O projeto previa a conclusão de outras 11 estações até 2015, porém, este ano somente Adolfo Pinheiro foi entregue à população.


A Linha 5 é chamada por Alckmin como a “linha da saúde”, pois atenderá diversos hospitais, entre eles o da AACD, do Servidor e Hospital São Paulo.


De acordo com o tucano, a entrega depende apenas de testes finais. “Os novos trens não possuem operadores e funcionam como os trens da Linha 4 (Amarela)”, afirmou Alckmin.


O tucano prometeu também que ficarão prontas, até março do ano que vem, 22 novas estações do Metrô e da CPTM. “Praticamente 20 quilômetros de ferrovia, de trem e Metrô.”


A última promessa doe Alckmin em relação às estações era de entrega no mês passado.


A Linha 5 – Lilás terá ao todo 17 estações, com conexões com as linhas 1- Azul, 2 -Verde, 17-Ouro e 9-Esmeralda, essa última da CPTM. Estima-se que 800 mil pessoas por dia serão beneficiadas com o ramal.


Atraso


A Linha 5 foi alvo do MP (Ministério Público), estadual e federal, por causa de ações nas licitações. Os serviços já foram paralisados em 2011, com preços abusivos, segundo o MPE: R$ 320 milhões. As obras custarão em torno de R$ 10 bilhões.



O início dos trabalhos se deu há 17 anos, em 1998, sendo que a primeira operação comercial aconteceu em 2002, entre os trechos Capão Redondo – Largo Treze.