Trens da CPTM farão viagens entre Jundiaí e Rio Grande da Serra

CPTM - Leste Online
Trens da CPTM farão viagens entre Jundiaí e Rio Grande da Serra - Imagem: Fabio de Jesus/Leste Online

Operação terá início a partir de terça-feira, 04 de maio

Diário do Transporte


SÃO PAULO — A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai iniciar o Serviço 710, nas Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, a partir de terça-feira, 04 de maio de 2021. Assim, os trens que atendem as linhas passarão a fazer viagens ininterruptas entre Jundiaí e Rio Grande da Serra, ligando o ABC Paulista à região norte da Grande São Paulo.

Segundo a companhia, durante toda a operação comercial (4h à meia-noite), todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, o destino final das duas linhas deixará de ser a Estação Brás, que será apenas uma das 31 estações do percurso.



O trajeto está previsto para ser realizado em aproximadamente 2 horas de 8 minutos, conforme detalhado também pela CPTM, em nota.

“Os passageiros da Linha 10-Turquesa possuem uma demanda antiga para que a linha chegue às Estações Luz e Barra Funda, e o Serviço 710 irá atender esse pedido tão justo e importante. Além disso, os passageiros da Linha 7-Rubi terão um acesso direto à Linha 2-Verde do Metrô, por meio da Estação Tamanduateí, e poderão acessar o ABC sem necessidade de transferência entre trens”, explicou o secretário de Transporte Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy.

Intervalo entre os trens

A CPTM informou ainda que, tanto no horário de pico da manhã e no final da tarde, haverá uma concentração maior de trens entre as estações Francisco Morato, na Linha 7, e Mauá, na Linha 10. Neste trecho a demanda de passageiros é maior, e o intervalo médio entre os trens será de 6 minutos.

Por sua vez, entre Francisco Morato e Jundiaí e entre Mauá e Rio Grande da Serra o intervalo médio será de 12 minutos. Esse sistema de circulação de trens que será adotado é conhecido por loop interno (menor intervalo) e loop externo (maior intervalo).

“Além das novas opções de transferência de linhas da CPTM e Metrô, o novo serviço fará com que os intervalos entre os trens entre as estações Jundiaí e Francisco Morato, na Linha 7-Rubi, seja reduzido de 18 para 12 minutos nos horários de pico. O tempo de espera para o embarque na Estação Brás, nos dois sentidos, também será reduzido”, afirmou o presidente da CPTM, Pedro Moro.

Os trens que circularão pelo trecho atendido pelo serviço são os da série 9500, 7000 e 7500.

Expresso Linha 10

Mesmo com o novo serviço, o Expresso Linha 10, entre as Estações Santo André e Tamanduateí, com parada apenas em São Caetano, continua funcionando normalmente nos horários já estabelecidos, segundo a CPTM.

“Além disso, algumas estações das duas linhas terão mudanças de plataforma de embarque e desembarque com o início do Serviço 710, e os passageiros já estão sendo orientados nestas estações por meio de avisos sonoros e visuais a respeito destas alterações. As redes sociais da companhia também informarão sobre o novo serviço. Mesmo assim, em caso de dúvidas, os colaboradores da CPTM nestes locais estarão à disposição para ajudar, se necessário”, esclareceu a companhia, em nota.

Por: Jéssica Marques


Fique sempre bem informado sobre o que acontece na Zona Leste de São Paulo e região, inscreva-se em nossos canais do Telegram e do WhatsApp.

Siga o @lesteonline nas redes sociais

pt_BRPortuguese