Bombardier e Metrô confirmam rompimento de pneu em trem, e 23 composições serão retiradas de circulação para vistoria
Diário do Transporte
01/03/2020
SÃO PAULO — A Linha 15-Prata do monotrilho permanecerá fechada nesta segunda (2) após testes confirmarem rompimento de um pneu em um dos trens que operam na linha, o trecho está paralisado desde o último sábado (29).
A empresa multinacional Bombardier e o Metrô de São Paulo confirmaram ao Diário do Transporte, por meio de nota, na tarde deste domingo, 01º de março de 2020, que houve na quinta-feira, 27 de fevereiro, o rompimento de um pneu de uma das composições do monotrilho da linha 15-Prata (Vila Prudente/São Mateus), que atende a Zona Leste de São Paulo.
Segundo a empresa canadense, foi apenas um composto que foi danificado.
A companhia do Metrô informou também que ao longo dos testes realizados na linha neste fim de semana, foi constatada “a incidência de danos em outros pneus dos trens do monotrilho”
O Metrô relatou ainda que dispositivos que ficam dentro dos pneus chamados “Run Flat” estão causando essa alteração
A empresa internacional acrescentou que “por excesso de cautela” recomentou à Companhia Metrô de São Paulo que retirasse 23 composições de circulação para que equipes do Canadá inspecionem os trens.
A Bombardier disse que quer devolver os trens o mais rapidamente possível, mas não informou um prazo para o reinício das operações.
O Metrô informou que está cobrando da Bombardier e do Consórcio CEML – que construiu a via – providências urgentes para a identificação da causa da ocorrência, a sua correção e que eles arquem com todos os prejuízos decorrentes desta paralisação junto ao Metrô de São Paulo.
A SPTrans – São Paulo Transporte, que gerencia os ônibus já havia informado na parte da manhã deste domingo que a pedido do Metrô vai disponibilizar por meio das viações da cidade coletivos gratuitos para toda a extensão do monotrilho.
Veja as notas na íntegra:
Metrô
Na última quinta-feira (27) um único pneu de um jogo de pneus do Trem do monotrilho da Linha 15-Prata se rompeu e o mesmo foi recolhido imediatamente para a manutenção. Ao longo dos testes realizados na linha neste fim de semana, o Metrô constatou a incidência de danos em outros pneus dos trens do monotrilho.
A fabricante Bombardier foi acionada imediatamente e verificou que os dispositivos chamados “Run Flat” estão causando essa alteração. Esses dispositivos ficam nas rodas e garantem a movimentação do trem em casos de anormalidades, como pneus furados ou murchos.
Para evitar que falhas como esta causem problemas que comprometam o funcionamento normal da linha e em medida de precaução para os cidadãos, a operação da Linha 15-Prata continuará paralisada nesta segunda-feira (2).
O Metrô está cobrando da Bombardier e do Consórcio CEML – que construiu a via – providências urgentes para a identificação da causa da ocorrência, a sua correção e que eles arquem com todos os prejuízos decorrentes desta paralisação junto ao Metrô de São Paulo.
Toda a frota, vias e sistemas passarão por rigorosa inspeção nos próximos dias, com acompanhamento dos funcionários do Metrô, para uma imediata solução que permita a retomada da operação.
O Metrô lamenta o transtorno causado e para minimizá-lo está disponibilizando gratuitamente ônibus do sistema Paese, que durante o período de interdição, vão realizar o trajeto entre as estações São Mateus e Vila Prudente, das 4h40 à 0h.
Bombardier
A Bombardier informa que na quinta-feira (27), um pneu de um dos seus trens se rompeu durante a operação no monotrilho de São Paulo.
Devido ao ocorrido, foram adotadas algumas medidas preventivas, conforme já planejado e previsto para essas situações no sistema Monotrilho: uma redução de velocidade foi imposta e o trem impactado foi retido quando chegou à próxima estação.
Por excesso de cautela, recomendamos que o Metrô de São Paulo removesse a frota de 23 trens de serviço para que nossa equipe de especialistas do Canadá, pudesse realizar as inspeções necessárias.
Juntamente com nossos fornecedores de rodas e pneus, estamos trabalhando 24 horas por dia para inspecionar os trens, determinar a causa do incidente, desenvolver uma solução e apresentar medidas corretivas ao Metrô de São Paulo.
Entendemos o impacto que isso terá na comunidade de São Paulo e pedimos desculpas pelo inconveniente necessário. Agradecemos sua compreensão e cooperação, pois nossas equipes trabalham dia e noite para corrigir a situação em tempo hábil.
Embora nosso objetivo seja devolver os trens aptos para operação o mais rápido possível, a segurança é nossa prioridade número um.
Gostaríamos de tranquilizar os passageiros de que os trens do monotrilho do Metrô de São Paulo têm transportado passageiros com segurança e confiabilidade desde que o sistema foi inaugurado em 2014.