Atento inaugura unidade em Itaquera e deve gerar 3,5 mil empregos

Unidade de Itaquera da Atento deve gerar empregos na região. Foto: Luiz Guadagnoli / SECOM

Empresa aderiu ao programa de incentivos da Prefeitura para a Zona Leste

 

Unidade de Itaquera da Atento deve gerar empregos na região. Foto: Luiz Guadagnoli / SECOM

 

Mais uma empresa vai se instalar na Zona Leste motivada pelo Programa de Incentivos Fiscais que a Prefeitura de São Paulo oferece com o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico e social desta região. A Atento, maior provedora de serviços de gestão de clientes e terceirização de processos e negócios (CRM/BPO) na América Latina, inaugura nesta quinta-feira (1º), em Itaquera, a sua 35ª unidade no país e a 14ª na cidade de São Paulo, que poderá gerar até 3,5 mil empregos diretos, além de 7 mil indiretos gerados pela transferência de renda, com o estímulo do consumo local.

“É um dia festivo e importante. É uma satisfação vir aqui e verificar a quantidade expressiva, principalmente de mulheres que trabalham nesta unidade. Em breve teremos 3.500 pessoas trabalhando, mais de 1.500 já estão operando, como parte do acordo e de entendimento deste projeto de incentivar a implantação de empresas, sobretudo de prestação de serviços, para priorizar empregos para a população da região”, afirmou o prefeito.

PUBLICIDADE



 

A Atento aderiu ao programa de incentivos no ano passado e contou com apoio da SP Negócios, agência de promoção de exportações e atração de investimentos da Prefeitura, durante todo o processo. Da decisão sobre a escolha da cidade como destino dessa nova plataforma até as questões de melhoria de mobilidade, como a indicação uma linha de ônibus para atender o empreendimento, e de segurança, negociando a doação de câmeras para serem integradas ao programa City Câmeras.

“Ter a Atento aqui na Zona Leste é uma grande conquista. A ideia de virmos para a Zona Leste nasceu de uma parceria com a Prefeitura, que buscava descentralizar o desenvolvimento econômico, levar investimentos e novas oportunidades de emprego para outras regiões da cidade. Vocês verão como em menos de um ano esta região estará transformada”, afirmou o presidente da Atento no Brasil, Mário Câmara.

A agência também apoiou o licenciamento do terreno e o alvará de construção. “A inauguração da Plataforma da Atento representa não só o potencial de geração de mudança na vida dos paulistanos mas, principalmente, o início de um novo modelo de desenvolvimento para a Zona Leste de São Paulo”, diz o presidente da SP Negócios, Juan Quirós.

Segundo a SP Negócios, a Atento deverá incentivar a instalação de outros empreendimentos na região. Atualmente, existem 12 empresas ativas no programa de incentivo da Zona Leste, totalizando 8,1 mil empregos diretos (sem contar as vagas da nova unidade da Atento). Somando-se os indiretos, o número de empregos gerados pelo programa chega a 32 mil.

 

Prefeito João Doria participa de inauguração da Atento em Itaquera. Foto: Luiz Guadagnoli / SECOM

 

A Atento já é parceira da Prefeitura no programa Trabalho Novo, tendo liberado 63 vagas para processo seletivo e efetivado 13 contratações para pessoas em situação de rua. Nenhuma é relativa à unidade inaugurada.

A nova central da Atento contará com atividades de SAC, Vendas, Suporte Técnico e Back Office, atendendo a clientes de companhias líderes de mercado, por meio de múltiplos canais de relacionamento, como telefone, chat, portal, aplicativos, entre outros.

“Trabalhar perto de casa é maravilhoso. Mudou totalmente a minha vida. Agora eu tenho mais tempo, antes eu demorava duas horas e meia até o trabalho, na Liberdade, agora chego em casa, consigo levar e buscar o meu filho na creche. Ganhei muito mais qualidade de vida”, disse a funcionária Rosemire de Jesus Santos.

Incentivo
O Programa de Incentivos Fiscais para a Zona Leste terá duração de 25 anos contados a partir de 1º de fevereiro de 2014 e seu perímetro abrange o entorno da Avenida Jacu Pêssego e da USP Leste. A adesão pode ser feita on-line no endereço https://zonaleste.prefeitura.sp.gov.br.

 

Unidade de Itaquera da Atento deve gerar empregos na região. Foto: Luiz Guadagnoli / SECOM

 

Incentivos fiscais oferecidos:
– Isenção do IPTU referente ao imóvel ocupado pelo contribuinte incentivado, a partir do ano seguinte ao da data da homologação da declaração, pelo prazo de 20 anos ou até o final do período, o que ocorrer primeiro, nos termos da Lei;

– Isenção do Imposto sobre Transmissão “Inter Vivos” de Bens Imóveis (ITBI) na aquisição de imóvel pelo contribuinte incentivado, ocorrida após a homologação da declaração, nos termos da Lei;

– Isenção do ISS incidente sobre os serviços de construção civil, quando vinculados à execução da construção ou reforma de imóvel de propriedade do contribuinte incentivado, para obras iniciadas a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da homologação da declaração, nos termos da Lei;

– Isenção de 60% do ISS incidente sobre os serviços incentivados, a partir da data da homologação da declaração, pelo prazo de 20 anos ou até o final do período de duração do programa, o que ocorrer primeiro, nos termos da Lei.

A adesão ao programa deverá ser efetuada até o dia 31 de janeiro de 2019, por opção do contribuinte mediante apresentação da Declaração de Adesão ao Programa de Incentivos Fiscais (DPI).

Setores incentivados:
Serviços de informática, call center, data center, hospedagem de qualquer natureza, serviços de educação, serviços de saúde, medicina, veterinária, e cuidados pessoais, serviços de instalação, montagem, manutenção e conservação de máquinas e equipamentos, alfaiataria, costura, tinturaria e lavanderia, carpintaria e serralheria.