PCdoB oficializa candidatura de Orlando Silva à Prefeitura de São Paulo

Orlando Silva - Leste Online
O presidente do PCdoB, Vander Geraldo da Silva, o candidato à Prefeitura pelo partido, Orlando Silva, e Fernanda de Paula, da Uunegro, durante convenção que lançou a candidatura neste sábado (5) em SP — Foto: Gabriela Gonçalves/G1
Baiano de 49 anos, Orlando Silva foi vereador, ministro dos Esportes e está no segundo mandato como deputado federal

G1
05/09/2020


Orlando Silva - Leste Online
O presidente do PCdoB, Vander Geraldo da Silva, o candidato à Prefeitura pelo partido, Orlando Silva, e Fernanda de Paula, da Uunegro, durante convenção que lançou a candidatura neste sábado (5) em SP — Foto: Gabriela Gonçalves/G1

SÃO PAULO — O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) oficializou neste sábado (5) a candidatura do deputado federal Orlando Silva à Prefeitura de São Paulo. O anúncio ocorreu durante a convenção municipal do partido , transmitida pelas redes sociais do partido e candidato, na manhã deste sábado.

O PCdoB lançou 83 candidatos ao cargo de vereador na capital paulista, sendo 28 mulheres. O nome do candidato a vice-prefeito ainda não foi oficialmente divulgado.

O plano de governo de Orlando Silva está sendo feito pelo ex-ministro Ricardo Leyser tendo como principais pontos, segundo o partido, combate ao racismo, a defesa da democracia, o combate às desigualdades e a defesa do emprego e renda na maior cidade do Brasil.

“A expectativa é que façamos uma campanha vitoriosa. São Paulo é uma cidade importante, rica, que tem uma população enorme, mais de 12 milhões de habitantes. São muitos desafios. Desafios na área de educação, que precisa ser mais qualificada, desafio na área da saúde, com atendimento à população, sobretudo com médicos especializados, exames complexos mais ágeis. A cidade tem que andar mais rápido. O transporte é importante para garantir mais qualidade de vida às pessoas”, declarou ao G1 na manhã deste sábado.

Vander Geraldo da Silva, presidente do partido, salientou as prioridades do partido.

“Temos uma questão de valorização da igualdade racial e da igualdade de gênero nas fileiras internas do PCdoB”, afirmou.

Perfil

 

Baiano, aos 49 anos de idade, Orlando Silva será o primeiro candidato do PCdoB ao Executivo municipal de São Paulo.

Ele foi ministro dos Esportes entre 2006 e 2001, durante o governo da presidente Dilma Rousseff. Também foi vereador de São Paulo (2013-2015) e está no segundo mandato como deputado federal.

Silva mora em São Paulo desde 1992, quando se tornou dirigente da União Nacional dos Estudantes (UNE) – entidade que ele próprio presidiu de 1995 a 1997. É fundador da União de Negros pela Igualdade (Unegro).