Moradores de São Mateus sofrem com enchentes após construção de oleoduto

Morumbizinho - Leste Online
Moradores de bairro na Zona Leste de SP dizem que enchentes na região se intensificaram após construção de oleoduto — Imagem: Reprodução/TV Globo

Asfalto da Rua da Mina, no Jardim Morumbizinho, foi destruído por água da chuva represada em terreno da obra do oleoduto da Transpetro

g1


Publicidade façaarteSÃO PAULO — Moradores do Jardim Morumbizinho, na região de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, reclamam que sofrem com alagamentos. De acordo com eles, as enchentes começaram após a construção de um oleoduto no bairro que represa a água da chuva e inunda as casas onde moram 700 famílias.

A força da água da chuva destruiu o asfalto da Rua da Mina, ao lado do terreno da obra do oleoduto da Transpetro, responsável pela logística e transporte de combustíveis da Petrobras. Os oleodutos vão até o polo petroquímico de Mauá, na Grande São Paulo. Antes, os canos ficavam expostos, mas, foram aterrados em 2018 por segurança. E, desde então, os moradores reclamam que a água fica acumulada e depois destrói tudo pelo caminho.



Com isso, muitos moradores não conseguem mais sair de carro de casa, já que a rua está toda esburacada. E, com menos de 15 minutos de chuva, a rua vira um rio.

“Eles [oleodutos] foram aterrados e com esse aterramento se fez uma grande bacia nos dutos e com isso a água fica represada. E foram construídas três escadas hidráulicas que desembocam no bairro”, conta o comerciante Expedito da Silva.

A Transpetro informou que as instalações foram construídas de acordo com rigorosos critérios de engenharia. A companhia reafirmou o compromisso das regiões em que atua em relação à segurança e meio ambiente.


Receba nossas atualizações diretamente no grupo do Telegram.