Ação contra maus-tratos foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e contou com a participação de cerca de 100 agentes. Gatos, coelhos e cachorros estavam sendo comercializados no local
g1
SÃO PAULO — A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) resgatou mais de 50 animais de uma feira em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, neste sábado (6). Gatos, coelhos e cachorros estavam sendo comercializados ilegalmente no local.
A megaoperação contra maus-tratos a animais domésticos mobilizou agentes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animais Domésticos (Cosap), Divisão de Vigilância de Zoonozes, Unidade de Vigilância em Saúde de Itaquera, subprefeitura de Itaquera, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Polícia Militar Ambiental e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Ao todo, cerca de 100 profissionais foram envolvidos no resgate.
Segundo a secretaria, após o resgate, todos os animais foram alimentados, hidratados e passaram por atendimento veterinário. Eles ainda serão vacinados, registrados, castrados, microchipados e encaminhados para o Cosap, para que, então, possam ser colocados para adoção.
“O comércio de animais deve se dar em estabelecimentos devidamente regularizados e com nota fiscal. Dessa forma, qualquer comercialização que ocorra fora dos estabelecimentos regulares, e sem nota fiscal, é considerado comércio ilegal”, afirmou a Secretaria Municipal de Saúde, em nota.
LEIA TAMBÉM: Casal morre após ser baleado dentro de carro blindado no Itaim Paulista
Barracas e outros produtos que também estavam sendo comercializados clandestinamente no local foram apreendidos.
Receba nossas atualizações diretamente no grupo do WhatsApp ou do Telegram.