Guilherme Boulos lança pré-candidatura à Prefeitura de SP pelo PSOL com Erundina de vice

Boulos e Erundina - Leste Online
O líder do MTST, Guilherme Boulos, e a deputada federal Luiza Erundina, que formam chapa para disputar as prévias do PSOL à Prefeitura de São Paulo. — Foto: Divulgação
O PSOL deve realizar prévias internas para decidir o candidato oficial da sigla a partir do dia 15 de março. Outros parlamentares do partido também se inscreveram na disputa: Sâmia Bonfim e Carlos Giannazi

G1
10/03/2020


Boulos e Erundina - Leste Online
O líder do MTST, Guilherme Boulos, e a deputada federal Luiza Erundina, que formam chapa para disputar as prévias do PSOL à Prefeitura de São Paulo. — Foto: Divulgação

SÃO PAULO — O coordenador do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, anunciou nesta segunda-feira (9) sua pré-candidatura pelo PSOL à Prefeitura de São Paulo.

O anúncio foi feito pelas redes sociais e a chapa é formada também pela deputada federal Luiza Erundina, que será candidata a vice.

Segundo Boulos, o PSOL deve realizar prévias internas para decidir o candidato oficial da sigla a partir do dia 15 de março.

“Hoje me inscrevi oficialmente como pré-candidato a Prefeito de São Paulo pelo @psol50 ao lado de @luizaerundina. As prévias do partido começam no dia 15 e tenho muito respeito pelos nomes em disputa. A base do PSOL irá decidir. Vamos apresentar um projeto para mudar São Paulo! Vamos unir a força do maior movimento social da cidade com a experiência da melhor prefeita da nossa história. Vamos fazer de São Paulo a capital da resistência!”, disse Boulos no Twitter.

Além de Boulos, outros parlamentares do partido também já se inscreveram na disputa: a deputada federal Sâmia Bonfim e o deputado estadual Carlos Giannazi.

O resultado oficial das prévias deve ocorrer em 5 de abril e 10.325 militantes do partido vão participar da escolha. A oficialização da chapa vencedora será no congresso municipal da sigla, em 25 de abril.

O líder do MTST foi candidato à presidência da República em 2018 na chapa que teve Sônia Guajajara como vice. Ele obteve 0,58% do total de votos válidos, conquistando 617 mil votos. Foi o pior desempenho do partido em disputadas presidenciais desde a tentativa de Plínio de Arruda Sampaio, em 2010.

Na ocasião, Boulos não passou para o segundo turno do pleito presidencial, que foi disputado por Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (ex-PSL).

A deputada federal Luisa Erundina já foi prefeita de São Paulo entre 1989 e 1992, na época que estava do Partido dos Trabalhadores (PT). Desde 1999 ela é eleita para a Câmara dos Deputados ininterruptamente. Erundina já passou pelo PT, PSB e está no PSOL desde 2016.