Ônibus são alvos de vandalismo na Zona Leste nesta segunda (12)

Ônibus - Leste Online
Ônibus são vandalizados nas Zonas Leste e Sul de SP - Imagem: Reprodução/Diário do Transporte

Marginais invadiriam os veículos, esvaziaram os pneus e cortaram correia de motor; Já houve ataques semelhantes em dias anteriores

Diário do Transporte


SÃO PAULO — Nove ônibus  municipais de São Paulo foram atacados na manhã desta segunda-feira (12).

As ações criminosas ocorreram na Radial Leste, em São Miguel Paulista, Itaquera, Sapopemba, São Mateus, na Zona Leste;  e na Ponte do Socorro, na Zona Sul.

A SPTrans, que gerencia os ônibus na cidade de São Paulo, disse repudiar  atos de vandalismo. A Polícia Militar e a equipe de fiscalização da SPTrans foram acionadas e foram para os locais.



Já houve ataques semelhantes na região do Parque D. Pedro II (14 de junho de 2021); Terminais São Mateus e Pinheiros (28 de junho de 2021); na Estr. Iguatemi, na Radial Leste e na Avenida Ragueb Chohfi, na Zona Leste (01º de julho de 2021) e Largo do Paissandu (06 de julho de 2021)

O artigo 163 do Código Penal deixa claro que destruir inutilizar ou deteriorar o bem ou serviços de uma união, tanto estado, quanto município é considerado crime contra o patrimônio público. São enquadrados também bens privados a serviço público, que é o caso de ônibus de concessionárias e permissionárias de transporte público.

Em nota, a SPTrans detalhou os ataques:

Radial Leste:

– Rua Doutor Luiz Ayres (próximo ao acesso Av. Águia de Haia), ambos os sentidos

8h20. Ônibus de prefixo 31.156 (linha 2582/10), teve pneus furados, correia partida, retirada a chave e atravessado na via sentido por grupo de manifestantes. E também no mesmo local, no sentido, o ônibus de prefixo 48.481 (linha 3539/10) teve pneus furados, retirada a chave e atravessado na pista.

São Miguel Paulista:

– Av. São Miguel, 9.600, São Miguel:
7h15 – Grupo de manifestantes abordou o operador, esvaziou dois pneus do coletivo de prefixo 31.289 (linha 3301/10) e estacionou de forma atravessada, tendo sua chave suprimida. Viário obstruído. Desvios em São Miguel foram desativados às 9h05.

Itaquera:

– Rua Geraldo Vieira de Castro – Itaquera – B/C:
6h20 – Ônibus de prefixo 31.104 (linha 3686/10) depredado no vidro traseiro por indivíduo. Coletivo levado para a garagem.

Sapopemba:

– Av. Sapopemba, 11.000, B/C, Sapopemba:
5h40. O coletivo de prefixo 52.129 (linha 5142/10) após ter sido depredado, teve sua correia do motor cortada e seus pneus rasgados por um grupo de manifestantes, e estacionado de forma atravessada, obstruindo o viário no sentido centro.

São Mateus:

– Av. Mateo Bei, 2.500, B/C, São Mateus:
Os coletivos de prefixo 41.477, 41.594 e 41.479 foram depredados por indivíduos. Os veículos estão sendo recolhidos à garagem.

Sindimotoristas nega envolvimento

O Sindmotoristas, sindicato dos motoristas de ônibus de São Paulo, voltou a negar ligação com estes ataques.

Como mostrou o Diário do Transporte, o 1º DP (Distrito Policial) da capital paulista intimou a prestar esclarecimentos pelo menos 26 pessoas nas investigações sobre os atos de vandalismo contra ônibus na cidade de São Paulo.

De acordo com as investigações, parte das pessoas que foram ou serão ouvidas atua ou atuou como empregados em garagens do sistema.

Algumas delas não estão mais empregadas no ramo de transportes, mas não se afastaram totalmente do setor e estão presentes entre funcionários do sistema.

Os policias também, entre as linhas de investigação, verificam se há questões de cunho trabalhista entre as possíveis motivações.


Fique sempre bem informado sobre o que acontece na Zona Leste de São Paulo e região, inscreva-se em nossos canais do Telegram e do WhatsAppou baixe o nosso App para Android.

Siga o @lesteonline nas redes sociais.