Falta acessibilidade na estação Guaianases da CPTM

Rampas mal conservadas dificultam trânsito de pessoas com dificuldade de locomoção em estação da CPTM. Foto: Johnny Morais

Usuários da CPTM reclamam de falta de acessibilidade na estação Guaianases, há três anos, a Companhia disse que mudanças eram projetadas

 

Rampas mal conservadas dificultam trânsito de pessoas com dificuldade de locomoção em estação da CPTM. Foto: Johnny Morais

 

A estação Guaianases da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), é uma das várias da companhia que não conta com estrutura de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Em contraste com outras estações modernas da CPTM, a de Guaianases não conta com escadas rolantes ou elevadores, e para acessar as plataformas, é necessário utilizar rampas na entrada e no interior da estação. Uma tarefa um tanto cansativa para quem tem dificuldades para se locomover como cadeirantes.

A estação pertence à linha 11 – Coral, que liga a região do Alto Tietê à capital paulista – a linha é uma das mais movimentadas do sistema sobre trilhos.

Poucas estações são completamente adaptadas, como Ferraz e Vasconcelos, Calmon Viana, Suzano, Tatuapé e Brás.

Em 2015 a CPTM informou à Folha de São Paulo, que estava desenvolvendo projetos de execução para se adequar e contar com todos os itens de acessibilidade na estação. Porém, três anos se passaram e nada foi feito.

Leia também

Segundo a companhia a nova edificação deverá ter escadas rolantes, elevadores, pisos retráteis, comunicação em Braille, corrimão e rampas adequadas. Além de banheiros públicos com sanitários exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

 

Usuários reclamam de falta de acessibilidade na estação Guaianases da CPTM. Foto: Johnny Morais

 

Estação Guaianases da CPTM é uma das mais movimentadas de São Paulo. Foto: Johnny Morais