Estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus foram entregues às 10h. Primeiras estações da Linha Prata foram entregues com dois anos de atraso
G1
16/12/2019 – 11:31
SÃO PAULO — As estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus da Linha 15-Prata do monotrilho foram inauguradas na manhã desta segunda-feira (16) na Avenida Sapopemba, na Zona Leste da cidade de São Paulo. Com isso, a rede de trilhos do Metrô de São Paulo passa a ter 101 km de extensão.
As estações serão abertas ao público a partir das 10h e terão funcionamento parcial. As estações vão operar em horário reduzido, das 10h às 15h, até janeiro de 2020, quando passarão a funcionar integralmente das 4h40 à 0h.
Com a inauguração, a Linha 15-Prata passa a operar com dez estações. As outras estações em funcionamento são: Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União e Jardim Planalto. A linha Prata faz conexão com a Linha 2-Verde do Metrô, na estação Vila Prudente.
A estação deve receber 12 mil passageiros por dia e vai facilitar o deslocamento dos moradores da região de Sapopemba, na Zona Leste, até a Vila Madalena, na Zona Oeste, através da integração com a Linha 2-Verde. A estação do monotrilho funcionará de domingo a sexta-feira das 4h40 à 0h e aos sábados das 4h40 à 1h.
Após ficar oito meses com as obras paradas, o governo de São Paulo retomou a construção do monotrilho no final de abril de 2019. As obras foram retomadas após a linha ser concedida por R$ 159 milhões ao Grupo CCR, em um leilão em março. O grupo, gigante no setor de transporte e logística, foi o único interessado na linha.
Histórico
A Linha 15-Prata começou a ser construída em 2009. O projeto previa ligar a Vila Prudente até Cidade Tiradentes até 2012 ao custo de R$ 5,5 bilhões. As primeiras duas estações, Oratório e Vila Prudente ficaram prontas somente em 2014.
Em 2016, o Metrô anunciou que o projeto deveria ser encolhido em 13 km e perder oito estações, mas o valor pago é quase o mesmo. A estação final passou a ser a São Mateus. Em abril de 2018, foram abertas quatro estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União.
No final de abril de 2019, depois de oito meses com obras paradas, o governo de São Paulo retomou a construção do monotrilho.
Após a estação São Mateus, a previsão é que a linha continue até Jardim Colonial, programada para 2021. Quando estiver pronta, a Linha 15-Prata irá atender mais de 400 mil passageiros por dia.
Cinco anos de operação
O monotrilho da linha 15-Prata do Metrô completou cinco anos em operação no dia 30 de agosto deste ano. O projeto inicial era ligar a estação Ipiranga da CPTM ao hospital Cidade Tiradentes até 2012 ao custo de R$ 5, 5 bilhões. Só que além de atrasado, o projeto ficou menor e o custo é praticamente o mesmo.
A linha começou a ser construída em 2009 com a promessa de que seria entregue à população de maneira mais rápida e mais barata, o que não aconteceu. O monotrilho perdeu oito estações e a última estação será a Jardim Colonial. A promessa é inaugurar em 2021. Se esse prazo for cumprido, o projeto será finalizado com 9 anos de atraso.