O WhatsApp disponibiliza no blog oficial algumas dicas para ajudar a evitar a disseminação de boatos e notícias falsas

Metro Jornal
17/03/2020


WhatsApp - Leste Online

WhatsApp disponibiliza dicas em seu blog contra fake news sobre o coronavírus – Foto: Getty Images

SÃO PAULO — A OMS declarou pandemia para o Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, nesta quarta-feira (11). Com o avanço da doença, são muitas as informações compartilhadas pelas redes sociais, principalmente pelo WhatsApp.

Neste momento, muitos também utilizam o período para divulgar fakes news. Pensando nisso, a plataforma disponibiliza no blog oficial algumas dicas para ajudar a evitar a disseminação de boatos e notícias falsas. Confira:

Aprenda a identificar mensagens encaminhadas

“Mensagens com a etiqueta “Encaminhada” ajudam você a identificar se seu amigo ou parente escreveu aquela mensagem ou se ela veio originalmente de outra pessoa”.

“Quando uma mensagem é encaminhada de um usuário para outro mais que cinco vezes, ela será identificada por uma seta dupla . Verifique os fatos quando você não tiver certeza de quem escreveu a mensagem original”.

Analise fotos e arquivos de mídia cuidadosamente

“Fotos, áudios e vídeos podem ser editados para enganar você. Procure por fontes de notícias confiáveis para confirmar se a história está sendo reportada também em outros veículos”.

“Quando uma notícia é reportada em vários canais confiáveis, é mais provável que ela seja verdadeira”.

Procure por erros de ortografia

“Muitas mensagens ou links para sites que contêm boatos ou notícias falsas apresentam erros de gramática e ortografia. Preste atenção a esses sinais para verificar se a informação é confiável ou não”.

Questione opiniões tendenciosas e parciais

“Verifique os fatos antes de compartilhar informações que confirmam suas ideias e conceitos preexistentes. Histórias que parecem difíceis de acreditar são, em sua maioria, falsas”.

Desconfie: notícias falsas frequentemente viralizam

“Mesmo que uma mensagem falsa seja compartilhada muitas vezes, isso não significa que ela seja verdadeira. Não encaminhe uma mensagem só porque o remetente está lhe pedindo para fazer isso”.

“Se você descobrir que algo que é falso, fale com a pessoa que lhe enviou a mensagem e peça que ela verifique as informações antes de compartilhá-las.  Se algum contato ou grupo está enviando notícias falsas constantemente, denuncie-os”.

Verifique outras fontes

“Se você ainda não tem certeza de que uma mensagem é verdadeira, faça uma busca on-line por fatos e verifique em sites de notícias confiáveis para descobrir a origem da história”.

“Se, ainda assim, você tiver dúvidas, peça mais informações sobre o assunto a verificadores de fatos ou a pessoas em quem você confia”.

Com informações do WhatsApp

Mais em Leste Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Coronavírus