Greve do Metrô de São Paulo é suspensa e circulação de trens será normal nesta quinta (20)

Metrô - Leste Online
Trens do Metrô vão operar normalmente nesta quinta (20) - Imagem: Fabio de Jesus/Leste Online

TRT apresentou proposta que não foi aceita pelo Metrô; mas que foi vista positivamente pelos trabalhadores; Negociações devem continuar

Diário do Transporte


SÃO PAULO — A  greve dos metroviários em São Paulo foi suspensa. Assim, as operações devem ser normais nesta quinta-feira, 20 de maio de 2021, nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha de metrô e no monotrilho da linha 15-Prata.

As linhas 4-Amarela  e 5-Lilás não pararam em nenhum momento, assim como os ônibus municipais (SPTrans) e intermunicipais (EMTU), além dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).



A decisão foi tomada em assembleia virtual na noite desta quarta-feira (19), com 75,99% dos votos pela suspensão.

Os trabalhadores optaram por voltar às atividades diante de uma proposta apresentada na tarde desta quarta-feira (19) pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho).

Entre os índices sugeridos pelo MPT e o TRT estão reajuste salarial e no Vale-Refeição e Vale Alimentação de 7,79% a partir de maio de 2021 e pagamento em 31 de janeiro de 2022, da 2ª parcela da PPR de 2019 (judicializada) mediante a formalização de um acordo que contemple as condições e critérios do valor a ser pago.

O Metrô não aceitou a proposta do MPT e do TRT, mas os trabalhadores viram positivamente os índices. As negociações devem continuar e uma nossa assembleia está prevista para a próxima terça-feira, 25 de maio de 2021.

Os metroviários inicialmente pediam reajuste salarial de 9,72% como reposição dos salários e de 29% como reposição de Vale Refeição e Vale Alimentação de 29% referentes a 2019 e 2020.

Os trabalhadores pediram também o pagamento da PR (Participação nos Resultados) dos últimos dois anos, que não foi feito pelo Metrô.


Fique sempre bem informado sobre o que acontece na Zona Leste de São Paulo e região, inscreva-se em nossos canais do Telegram e do WhatsAppou baixe o nosso App para Android.

Siga o @lesteonline nas redes sociais.