AO VIVO: confira as principais informações sobre a greve dos metroviários

Greve Metrô - Leste Online
Estações fechadas em greve do Metrô nesta quarta (19) - Imagem: Fabio de Jesus/Leste Online

Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha operam em alguns trechos; a linha 15-Prata está totalmente fechada e a 4-Amarela e 5-Lilás funcionam normalmente, assim como os trens da CPTM


21:56 – Operação parcial do Metrô se encerrará às 22h desta quarta-feira (19), operação PAESE segue atendimento até à meia-noite.


19:51 – Terminou sem acordo uma tentativa de conciliação entre metroviários em greve e o Metrô de São Paulo nesta quarta-feira (18). A categoria decidiu pela paralisação parcial dos serviços desde a meia-noite, o que atingiu quatro linhas do Metrô e provocou congestionamento nas ruas da cidade.

Segundo o relatório da audiência realizada no Tribunal Regional do Trabalho, um magistrado e o Ministério Público apresentaram uma proposta que previa reajuste de 7,79% tanto no salário quanto nos vales alimentação e refeição da categoria a partir de maio de 2021.

O representante do Metrô, entretanto, disse que não poderia atender aos termos da proposta apresentada pelo MP, mas que poderia melhorar uma proposta apresentada anteriormente, com antecipação do pagamento de participação nos lucros para a categoria e o abono salarial.

Já o sindicato dos trabalhadores informou que fará uma nova assembleia na noite desta quarta-feira para verificar com os metroviários se aceitam a proposta do Metrô. O sindicato deverá informar a decisão à Justiça até a meia-noite desta quarta.


Quatro linhas do Metrô de São Paulo estão operando parcialmente na manhã desta quarta-feira (19) devido à greve dos metroviários:

  • Linha 1-Azul – funciona entre as estações Ana Rosa e Luz;
  • Linha 2-Verde – funciona entre entre Alto do Ipiranga e Clínicas;
  • Linha 3-Vermelha – funciona entre Bresser/Mooca e Santa Cecilia;
  • Linha 15-Prata – Totalmente fechada.

 

A operação parcial começou às 7h, segundo o Metrô. Antes disso, todas as linhas quatro linhas estavam totalmente fechadas.

As linhas 4-Amarela e 5-Lilás operam normalmente, assim como todas as linhas da CPTM.


Rodízio Suspenso

11:45 – Segundo a CET, o rodízio municipal de veículos, que vigora das 21h às 5h, foi suspenso nesta quarta (19). Com isso, a circulação de automóveis estará liberada das 21h desta quarta até as 5h desta quinta (20).

Por causa da greve o índice de lentidão, medido pela CET a partir do banco de dados do Waze, atingiu 38 km às 7h da manhã desta quarta (19). Para efeito de comparação, na quarta-feira da semana passada, dia 12 de maio, o índice registrado no mesmo horário foi de 21 km de lentidão.

Em comparação com os primeiros dias desta semana, às 7h, o índice na segunda (17) foi de 24 km de lentidão e, na terça-feira (18), foi de 23 km.


A SPTrans prevê a oferta de ônibus gratuito ao longo de toda a extensão das linhas 1-Azul (100 ônibus), 2-Verde (60 ônibus) e 3-Vermelha (100 ônibus) com a criação de 6 linhas:

  • Estação Jabaquara – Praça da Sé;
  • Tucuruvi – Praça do Correio;
  • Santana – Praça do Correio;
  • Itaquera – Parque Dom Pedro II;
  • Artur Alvim – Parque Dom Pedro II;
  • Vila Matilde – Parque Dom Pedro II.

 

Além disso, algumas linhas regulares vão ter o itinerários alterados.

Pelo menos 2 milhões de passageiros foram impactados pela paralisação, segundo o Metrô. A paralisação parcial não tem data para terminar, de acordo com os metroviários. Uma nova assembleia da categoria deve acontecer no fim da tarde desta quarta (19) para decidir os próximos passos do movimento grevista.