Prefeito Bruno Covas inaugura UBS na Vila Ema

Bruno Covas em inauguração de nova UBS na Vila Ema, Zona Leste de SP. Foto: Divulgação / Prefeitura de São Paulo

UBS Vila Ema conta com seis equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e beneficiará mais de 26 mil habitantes

 

Bruno Covas em inauguração de nova UBS na Vila Ema, Zona Leste de SP. Foto: Divulgação / Prefeitura de São Paulo

 

O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, inauguraram nesta quarta-feira (28) a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Ema, na região da Vila Prudente.

“A população lutava há muitos anos por essa UBS que vai desafogar outras unidades aqui da Vila Prudente. Era uma obra que estava parada quando assumimos a Prefeitura no ano passado. Retomamos e agora podemos entregar”, disse o prefeito.

Com a nova unidade, a cidade passa a contar com mais seis equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e três de Saúde Bucal (ESB) que, juntamente com as 21 já existentes em outras UBSs da região, devem colaborar com a cobertura de 76% de todo território da Vila Prudente.

A unidade é uma conquista do movimento popular de saúde, que há mais de 25 anos lutava por uma UBS na região. O novo posto de atendimento chega em prédio novo e próprio, para beneficiar uma população de 26.775 habitantes, boa parte desse número composta por idosos. As demandas dos bolsões de vulnerabilidade social do bairro também serão atendidas.

 

Prefeito Bruno Covas em instalações da nova UBS Vila Ema. Foto: Divulgação / Prefeitura de São Paulo

 

A entrega da UBS Vila Ema promove também a reorganização dos usuários da saúde em toda a região, com destaque para o impacto positivo sobre a UBS Hermenegildo Morbim Jr. e a UBS Vila Heloísa, que até o momento absorviam o atendimento dos pacientes da Vila Ema. A estimativa é que haja redução de 42% na demanda na primeira e de 31% na da segunda.

“Mais uma unidade em prédio próprio, o que gera economia aos cofres públicos e amplia a cobertura da Estratégia Saúde da Família, garantindo maior proximidade com a população e maior qualidade no atendimento, em especial, preventivo, da saúde pública”, declara Edson Aparecido.

A construção da unidade ficou a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), que iniciou os trabalhos em agosto de 2015 e concluiu o prédio em setembro de 2018. Em obras e aquisição de equipamento e mobiliário foram investidos cerca de R$ 4,1 milhões.

A UBS será administrada em parceria com a Organização Social de Saúde (OSS) SPDM-PAISe terá capacidade de realizar, mensalmente, 2.490 consultas médicas, 6.000 visitas domiciliares de agentes de saúde, 780 consultas de enfermagem e 640 consultas odontológicas. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O prédio de dois andares conta com elevador, salas de espera, sete consultórios, sala de medicação, farmácia, salas de vacina, de curativo e de agente comunitário de saúde (ACS). Há dependências para almoxarifado e administração, dois banheiros para pacientes, quatro banheiros acessíveis, dois vestiários, expurgo/esterilização e sala de acolhimento/avaliação de risco. A UBS Vila Ema tem ainda sala de odontologia com quatro cadeiras, salas de emergência/observação, DML, vigilância em saúde, eletrocardiograma (ECG), Núcleo Apoio Saúde da Família (NASF) e Programa Acompanhante de Idoso (PAI).

O quadro de funcionários conta com 100 profissionais: seis médicos generalistas; 30 ACS; assistente administrativo; 12 auxiliares de Enfermagem de ESF e dois do PAI; três cirurgiões dentistas; técnico de Saúde Bucal; três auxiliares de Saúde Bucal; seis enfermeiros ESF; 12 escriturários administrativos; farmacêutico; dois técnicos de Farmácia; gerente, coordenador, médico, enfermeiro e 10 acompanhantes de idosos do serviço do PAI, além de equipe NASF formada por assistente social, fisioterapeuta, psicólogo, educador físico, nutricionista, médico ginecologista e administrador.

A nova unidade também vai oferecer serviços como Agenda Fácil, acolhimento com escuta qualificada, atendimento de urgência e emergência, práticas integrativas em saúde (Liang-Gong e dança circular), reuniões em grupos educativos, do Núcleo de Prevenção à Violência, bem como os programas Mãe Paulistana/Rede Cegonha, de Oxigênio Terapia Domiciliar, Automonitoramento Glicêmico (AMG) e Saúde na Escola (PSE).

A UBS Vila Ema fica na Rua Gustavo Stach, 140, Vila Ema, na Zona Leste da capital.