Segundo o CGE, Zona Leste e o Centro foram as mais atingidas. Linha 11 – Coral da CPTM circula com velocidade reduzida. Bombeiros registraram 47 quedas de árvores e 38 enchentes

Atualizado às: 18:53


 

 

Passageiros pedem ajudam para sair de ônibus ilhado na Zona Leste — Foto: Reprodução/TV Globo
Passageiros pedem ajudam para sair de ônibus ilhado na Zona Leste — Foto: Reprodução/TV Globo

 

SÃO PAULO, 8 jan (G1) – Após forte calor, a chuva que atingiu São Paulo na tarde desta terça-feira (8) provocou transbordamento de córregos, alagamentos, quedas de árvores e deixou regiões da cidade em estado de atenção por cerca de duas horas.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, da Prefeitura, a Zona Leste e o Centro foram as mais afetadas, e registraram alagamentos intransitáveis.

O CGE chegou a emitir estado de alerta para as subprefeituras do Ipiranga, de Itaquera e Vila Formosa/Aricanduva por conta do transbordamento de córregos nos bairros.

A Zona Leste e a Marginal Pinheiros entraram em estado de atenção às 15h16. Logo depois, as Zonas Sul e a Marginal Pinheiros, o Centro e a Zona Oeste também. Às 17h51, não havia mais regiões da cidade em atenção.

A CET registrou alagamentos intransitáveis na Avenida Professor Luis Ignácio Romeiro de Anhaia Mello, na Avenida Rangel Pestana, ambas na Zona Leste e na Praça da Bandeira, sentido Bairro, no Centro.

Até as 17h, os bombeiros tinham contabilizado 47 quedas de árvores, 38 pontos de enchentes e uma queda de muro com três vítimas leves na Zona Oeste.

De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), desde as 16h a Linha – 11 Coral está com velocidade reduzida entre as estações Guaianeses e Estudantes (extensão da linha) por conta de descarga elétrica.

As áreas mais afetadas são bairros de Cangaíba, Penha, Vila Matilde e Tatuapé. Essas chuvas tem lento deslocamento e potencial para formação de alagamentos e rajadas de vento.

Nas próximas horas, de acordo com os meteorologistas do CGE, o tempo segue instável com novas áreas de chuva se formando em outras regiões da capital paulista.

Motorista na Avenida Professor Luis Ignácio de Anhaia Mello — Foto: Reprodução/TV Globo
Motorista na Avenida Professor Luis Ignácio de Anhaia Mello — Foto: Reprodução/TV Globo

 

Previsão

Na quarta-feira (09), sol, calor e pancadas de chuva com forte intensidade entre a tarde e o início da noite. A temperatura permanece elevada. Mínima de 22°C e máxima de 34°C.

Na quinta-feira (10) o cenário não muda. O sol aparece, faz calor e as pancadas de chuva acontecem durante a tarde de forma isolada e rápida. Os termômetros oscilam entre 22°C ao amanhecer e 33°C à tarde.

Carro e ônibus ilhados por conta da chuva na Zona Leste — Foto: Reprodução/TV Globo
Carro e ônibus ilhados por conta da chuva na Zona Leste — Foto: Reprodução/TV Globo